quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Minha opinião sobre o sermão...

Jesus proferiu este discurso há cerca de 2000 anos atrás. Continua actual. Salvo nuns detalhes.
Pela luz que os meus olhos vêm, entendo que Jesus se dirigia a cada um dos presentes e a cada um de nós em particular.
O esforço que era pedido era um esforço pedido a cada um, individualizado pela sua capacidade de se tornar um dos bem-aventurados habitantes do reino dos céus.
Ajudem-me e digam-me se me estou a equivocar: - Não considera todos os seres como Um e com Ele, pelo menos, neste sermão não vejo essa indicação claramente...
...Vá, não se irrite já com o que digo, leia tudo por favor...

A face do bem e do mal são duas faces da mesma coisa.
O tempo é irrelevante, o sucesso só será completo quando TODOS entrarmos no reino dos céus e para isso TODOS temos de ter essa consciência: se o meu irmão age erradamente, é como se eu agisse erradamente, no final das contas. Tenho a lógica obrigação e dever de o ajudar a ascender ao reino dos céus. Nem que tenha de encarnar vezes sem conta até isso acontecer.
É somente este o meu reparo ao Sermão da montanha: - há 2000 anos foi preciso Jesus nos falar assim, com a força da imagem e no esforço de cada um para atingir o objectivo. Agora, utilizando a minha capacidade eventual cerebral e conhecimento actual, sei e compreendo que o esforço é, e sempre foi, colectivo. Ascendemos juntos, os de 'cima' puxam os de 'baixo'.
Não há MAU e BOM, há somente filhos, criaturas, de Deus, todos amados por ele e todos com destino marcado para estar com Ele no ponto que Ele escolheu.
Provavelmente estou enganado. Ou Mateus não escreveu tudo à letra. Ou aquele que coligiu este livro 3 séculos depois de Jesus ter proferido o discurso, não achou que isso deveria ser incluido. Tantos 'ses'.
Não acredito que Jesus desprezasse uns em favor de outros. Deu-nos guias de comportamento.
Uns de nós ascendem mais depressa que outros, mas não somos nem melhores nem piores, somos iguais e passámos todos pelo mesmo.
Jeshua e Hitler são criaturas de Deus. Não nos julguemos.
O tempo é irrelevante. Tudo é agora.
Naquele Ponto que Ele escolheu, todos estaremos lá com Ele.
O Universo é mais vasto e complexo do que suponho ou imagino.
Penso que o Sermão, que de facto aconteceu, foi LUZ que iluminou o Homem. As palavras que leio hoje são um pálido reflexo dessa LUZ.
Pensemos juntos, por favor, comentem. Preciso da vossa palavra.
Obrigado.

Sem comentários:

Enviar um comentário